domingo, 3 de maio de 2009

Nippy doente já recuperou!!!! =)

Bem, este post serve também para alertar as barbaridades que se cometem neste país!!

Como já devem saber, comprei recentemente um peixinho betta (o Nippy - ver post em baixo). Quando o venderam disseram-me que era um peixe de água fria, que não necessitava de muitos cuidados, apenas mudar a água do aquário uma ou duas vezes por semana e alimentá-lo cerca de duas vezes por dia. A verdade é que o nippy começou a ficar muito estranho, começou a perder a cor, não comia, estava muito parado e passados cerca de dois dias após os 1ºs sintomas, ficou com o corpo todo cheio de manchas brancas, como se fosse pequenas bolinhas de algodão e cada dia que passava apareciam mais e mais manchas. O nippy deixou de comer definitivamente, permanecendo todo o dia no fundo do aquário, encostado à parede do aquário e deitado de lado. Estes sintomas começaram a preocupar-me e fui pesquisar o que poderia estar a acontecer. Descobri então que o ni
ppy estav com uma doença que se chama íctio, provocada pelas diferenças de temperatura da água. O que acontece é que aquelas "bolinhas de algodão" eram na verdade uns bichinhos (protozoários) que se agarram à pele do peixe e se vão alastrando para os vasos sanguineos e guelras, provocando asfixia, apatia, perda de apetite e perda de cor!!

Decidi então comprar um medicamento para tratar o
nippy, conforme pesquisei!! Comprei então azul de metileno, que em principio mataria os bichitos, fazendo um tratamento de 4 dias. Além disso, percebi também que o Nippy estava assim, porque na verdade ele é um peixe de água quente, ou seja, precisaria de um termoestato no aquário para manter tempºs entre 24ºC e 29ºC, caso contráriop estaria sempre doente.

Comprei um termoestato e nessa noite colequei a tempº a 31ºC, porque isso iria matar os bicharocos que ele teria. Na manhã seguinte não parecia o mesmo peixinho!! As ditas manchas desapareceram completamente!! Hoje, 5 dias após o inicio do tratamento, o nippy é um peixinho super saudável. Tem uma cor azul invejável, nunca pára quieto, está sempre a n
adar no aquário, come lindamente e quando se abre no espelho, meu deus, até mete medo. =)

A verdade é que neste país vendem os bettas como peixes de água fria, apenas para venderam mais, pois eles acabaram por morrer se continuarem na água fria.
Por isso o aviso que deixo é: antes de comprarem qualquer animal, confirmem se aquilo que vos dizem é verdade, pois podem perder o vosso bichinho!!



Nenhum comentário: