Ora bem, este post que vou deixar aqui é para vos apresentar a minha mais recente aquisição, o meu peixinho Betta!!! Já foi baptizado ontem e o nome dele é Nippy!! :D
Para quem não conhece, os peixes bettas, também conhecidos como peixes siameses lutadores, ou "peixes-de-briga", são originários da tailândia; O seu nome vem de uma tribo de índios, onde os guerreiros eram chamados "Bettahs". Esta associação deve-se ao facto dos Bettas machos serem extremamente violentos, não podendo conviver com outros Bettas no mesmo aquário, e portanto têm que ficar sozinhos. Disseram-me na loja onde o comprei para de vez em quando colocar um espelho no aquário para estimular a sua agressividade (eu já exprimentei, é mt engraçado. Ele abre as barbatanas todas, fica muito azul, com as cores brilhantes).
Os Bettas viviam em águas estagnadas e mal-oxigenadas, como a dos arrozais, por exemplo. A respiração nessas águas só era possível devido a um órgão auxiliar que os Bettas possuem, o labirinto, que os permite retirar seu oxigênio da atmosfera. (giro!!!!)
Agora a parte mais engraçada: o acasalamento
Quando o macho estiver pronto para a reprodução construirá um ninho de bolhas envoltas num muco na superfície da água. Quando o ninho estiver pronto, deve ser colocada a fêmea. O macho curvará seu corpo sobre a fêmea, abraçando-a e forçando-a a expelir seus ovos. O macho os fecundará liberando seus espermatozóides na água. Logo após a colocação dos ovos, a fêmea deve ser retirada do aquário. O macho então apanhará os ovos no fundo do aquário e os colocará no ninho. Depois dos ovos colocados no ninho, o betta macho expulsa a fêmea do aquário, ficando ele a tratar dos ovinhos!!
Agora uma foto do meu peixinho:
Este é o Nippy (quer dizer...não é msm ele, porque a minha máquina não consegue tirar fotografias tão bonitas, mas é igualzinho)! É um betta splendins, da espécie royal blue. Não é lindo??